DEXs transacionam ~$100 bilhões em novembro / NFTs podem atingir valor recorde em 2021 / DAOs representam o próximo passo do movimento trabalhista / Alguns projetos que estamos acompanhando
Edição Semanal
GM Rabbits,
Bem-vindos a nossa primeira edição semanal! Lembrando que as edições semanais são focadas em destacar highlights do ecossistema de cripto e alguns projetos que estamos acompanhando.
Na edição de hoje 🥕:
Cripto
O volume transacionado em decentralized exchanges (DEX) atingiu aproximadamente $100 bilhões no mês de novembro.
Square (fintech liderada por Jack Dorsey) lança White Paper introduzindo uma descentralized exchange (DEX) com foco em Bitcoin, e anuncia mudança de nome para Block.
Por dentro do plano inicial da Coinbase para se tornar a AWS de cripto.
Venture Capital da Coreia do Sul lança novo fundo de $200 milhões.
NFTs
As vendas de NFTs (tokens não fungíveis) podem atingir um valor recorde de $17,7 bilhões em 2021.
Budweiser lança NFTs em Ethereum como chave de entrada para o “Budverse".
AMC e Sony se unem para lançar NFTs visando estreia de novo filme do Homem-Aranha.
Adidas revela outra mudança da empresa para se aventurar no metaverso.
DAOs
“DAOs (organizações autônomas descentralizadas) representam o próximo passo à frente do movimento operário”.
Projetos
Lista de alguns projetos do ecossistema de cripto que estamos acompanhando.
Cripto
O volume transacionado em decentralized exchanges (DEXs) atingiu aproximadamente $100 bilhões no mês de novembro. Lembrando que as DEXs permitem transações peer-to-peer de criptoativos (tokens, moedas, etc) entre usuários sem necessidade de intermediários. A Uniswap (V3 e V2) representou 82% ($81,44 bilhões) do volume total transacionado no mês. O SushiSwap permaneceu como a segunda DEX mais popular com $19,94 bilhões em volume mensal, seguido por Curve ($6,79 bilhões) e Serum ($2,54 bilhões). É o maior volume desde o ATH (all time high) reportado pelas DEXs no mês de maio ($162,83 bilhões).
Square (fintech liderada por Jack Dorsey, ex CEO Twitter) lança White Paper introduzindo uma descentralized exchange (DEX) com foco em Bitcoin. O anúncio foi realizado pela unidade de negócios de Bitcoin do Square denominada TDB. Jack é um entusista da criptomoeda, e como já dito em outras oportunidades, pretende torná-la cada vez mais acessível ao público em geral. Quem sabe agora além de facilitar transferências bancárias entre amigos, ou que pequenos lojistas aceitem cartões de crédito, o Square logo permita transações peer-to-peer entre usuários de cripto wallets? A ver…
A empresa recentemente anunciou também a mudança de nome para Block que deve se tornar oficial no dia 10 de Dezembro.
Por dentro do plano inicial da Coinbase para se tornar a AWS de cripto. Após ter o maior direct listing da história e ser a primeira empresa de cripto a se tornar pública, a Coinbase vem tentando adicionar novos produtos e serviços deixando de ser apenas uma centralized exchange com a principal geração de receita advinda de taxas de transação (transaction fees). Em uma entrevista recente a Forbes, o Chief Product Officer da Coinbase, Surojit Chatterjee disse que o plano da empresa é se tornar a AWS de cripto. O produto denominado "Coinbase Cloud” pretende oferecer uma infraestrutura ao ecossistema de cripto similar ao que a AWS oferece para cloud - ou seja, permitir a desenvolvedores uma oportunidade para construir aplicativos e serviços, acelerando os cronogramas de desenvolvimento e permitindo que as equipes se concentrem na melhoria de seus produtos ao invés de gerenciar a infraestrutura.
Venture Capital da Coreia do Sul, Hashed, lança novo fundo de $200 milhões. O fundo 2 terá foco em investimentos de startups do metaverso, blockchain gaming, NFTs e DeFi. Simon Kim (CEO e Managing Partner) acredita que blockchain e cripto são a próxima geração da internet e que novos produtos e serviços inovadores serão construídos podendo atrair bilhões de usuários. Somente em novembro deste ano, mais de $3 bilhões foram destinados a startups do ecossistema de cripto e blockchain por fundos de Venture Capital (Capital de Risco).
NFTs
As vendas de NFTs (tokens não fungíveis) podem atingir um valor recorde de $17,7 bilhões em 2021: relatório da Cointelegraph Research. Abre parênteses (Que loucura 🤯 … Alguém previu isso há 5-10 anos?), fecha parênteses 😜. Recap: os NFTs são utilizados para representar uma propriedade de itens digitais exclusivos, e são publicados em uma blockchain (que se você ainda não sabe o que é, ou para o que serve, leia nosso post da edição mensal aqui). Itens colecionáveis e obras de arte foram as categorias que mais se destacaram, representando mais de 90% das vendas. O relatório destaca que Game pode se tornar uma categoria cada vez mais relevante com o amadurecimento do mercado e de novos entrantes. Do total de vendas em 2021, $9 bilhões foram transacionados na blockchain Ethereum - representando um aumento de 2500% do valor total de vendas do ano de 2020.
Budweiser lança NFTs em Ethereum como chave de entrada para o “Budverse". A coleção contém 1.936 itens colecionáveis, e faz referência ao ano em que a empresa começou a lançar cerveja em latas. A empresa ainda divulgou no seu servidor oficial no Discord de que cada NFT trará vantagens ainda não anunciadas aos proprietários, e que os benefícios são estritamente para “maiores de idade”. OBS: enquanto publicávamos esse post, a coleção inteira já encontra-se esgotada (sold-out) e movimentou mais de 449 ETH (~ 2 milhões de dólares). ETH ou Ether é a criptomoeda da blockchain Ethereum.
AMC e Sony se unem para lançar coleção de NFTs visando estreia de filme do Homem-Aranha. Um total de 86.000 tokens não fungíveis (NFTs) serão distribuídos entre entusiastas do cinema que comprarem ou reservarem um ingresso antecipado para o filme Homem Aranha: Sem volta para casa. Segundo Adam Aron (CEO da AMC) a venda de ingressos online da empresa disparou “para a maior de toda a história”. Em setembro deste ano, a empresa já havia se tornado a primeira rede de cinemas nos EUA a começar a aceitar Bitcoin e outras criptomoedas. No início deste mês, Aron revelou que em apenas dois meses os pagamentos em criptomoedas representaram 14% de todas as transações online da AMC.
A Adidas revelou sua colaboração com a coleção popular de tokens não fungíveis (NFT) Bored Ape Yacht Club sinalizando outra mudança da empresa para se aventurar no metaverso. Após parceria com a Coinbase, a empresa ainda sem anunciar as possibilidades do que pretende oferecer, publicou no seu Twitter mais uma iniciativa com foco no ecossistema de cripto. O que será que vem por aí?! 👀
DAOs
“DAOs (organizações autônomas descentralizadas) representam o próximo passo à frente do movimento operário”. Uma thread no Twitter publicada pela Li Jin (co-founder da Variant Fund, uma Venture Capital com foco em cripto) recentemente viralizou. Ela cita que o movimento operário da Revolução Industrial nos EUA quando trabalhadores se organizaram para lutar por interesses comuns, através da formação de sindicatos, diminuiu significamente nas últimas decadas. Alguns motivos citados para o declínio envolveram a exclusão sistemática de trabalhadores, corrupção e desvio de fundos. Em paralelo, a produtividade vs valor hora de trabalhadores divergiu de forma significativa, com a produtividade crescendo 62% desde 1979, enquanto a remuneração por hora cresceu apenas 17,5% - ou seja, a maioria dos ganhos de produtividade está indo para o capital, enquanto os trabalhadores não estão participando desse crescimento econômico. Em comparação com os sindicatos, Jin acredita que os mecanismos das DAOs possam representar o próximo passo do movimento operário por alguns motivos:
1. A transparência da governança das DAOs e os fluxos de capital sendo registrados em blockchains diminuem o risco de peculato e corrupção, uma vez que há visibilidade de como os fundos estão sendo movimentados.
2. Regras abertas permitem a admissão de membros e mitigam a discriminação institucional.
3. Possibilidade dos membros de sair livremente da DAO ou voltar sua atenção para outro lugar aumentam a alavancagem do trabalho.
4. Representar um desbloqueio na priorização estrutural dos interesses de alguns stakeholders, em virtude de serem propriedade de seus membros.
Projetos
Criamos uma lista com alguns projetos que estamos acompanhando e que gostaríamos de dividir com vocês. Para ter acesso, basta clicar na imagem abaixo, fazer login, e seguir a gente por lá. O CoinMarketCap é um site de rastreamento de preços para criptoativos. É também uma das nossas ferramentas favoritas e onde passamos bastante tempo mapeando e analisando o comportamento desse mercado.
Esperamos que tenham gostado dessa edição, e até a próxima semana!
Luis e Pedro
excelente!
Muito bom, ótimo trabalho e informações