MicroStrategy compra $82 milhões em Bitcoin / Co-founder do Twitch vai lançar marketplace de NFTs com foco em gaming / Como os NFTs podem mudar uma indústria musical altamente centralizada
Edição Semanal
👋 Bem-vindos a mais uma edição do The Rabbit Hole⁸ 🐇 🕳
A cada semana procuramos trazer highlights, projetos interessantes, ou fundamentos que agregam valor sobre o mercado de cripto, ajudando a construir uma visão compartilhada sobre o tema.
Se você acabou de chegar à nossa comunidade, recomendamos que você comece com essas edições:
Na edição de hoje 🥕:
Cripto
MicroStrategy compra $82 milhões em Bitcoin, e agora detém 122.478 moedas.
Solana Ventures lança fundo de $150 milhões para cripto games.
O metaverso pode ser uma ideia antiga, mas está apenas começando.
Universidades incluindo Berkeley, MIT, Harvard, e Oxford formam DAO para promover inovações em cripto.
NFTs
Co-founder do Twitch vai lançar marketplace de NFTs com foco em gaming.
Nike compra startup de NFTs focada em itens colecionáveis.
FTX US assina acordo de NFTs com o Golden State Warriors.
Como os NFTs podem mudar uma indústria musical altamente centralizada.
Shopify possibilita a venda de NFTs em sua plataforma de e-commerce
Cripto
MicroStrategy compra $82 milhões em Bitcoin, e agora detém 122.478 moedas. A compra ocorre um mês depois que a empresa havia adquirido um total de 7002 BTC por $414,4 milhões ($59.187 / BTC). A MicroStrategy é a maior detentora corporativa de bitcoin com um preço médio de compra de $29.861 - a posição atual é três vezes maior do que a segunda maior empresa detentora de bitcoins “corporativos”, a Tesla. O CEO Michael Saylor anunciou pela primeira vez que a empresa manteria bitcoin em seu balanço patrimonial em agosto de 2020 e, desde então, comprou 0,65% do fornecimento total em circulação 🤯.
Solana Ventures lança fundo de $150 milhões para cripto games. Após ter anunciado no início de novembro um fundo de co-investimento de $100 milhões junto com a cripto exchange FTX e a empresa de VC (Venture Capital) Lightspeed Venture Partners, a Solana Ventures lança outro fundo também com foco em jogos em conjunto do Griffin Gaming Partners e a Forte. A Forte é uma plataforma de desenvolvimento de blockchain para jogos, e a Griffin Gaming Partners, por sua vez, é uma empresa de VC com foco em gaming que já investiu mais de $400 milhões em empresas até o momento. Tanto a Solana Ventures como a Griffin haviam participado da recente rodada (Series B) de $725 milhões da Forte. É mais um movimento financeiro representativo com foco em blockchain gaming… será que veremos esse mercado crescer ainda mais em 2022?
O metaverso pode ser uma ideia antiga, mas está apenas começando. É o que indica um relatório da DappRadar. Segundo a publicação o metaverso não é novidade, embora tenha se tornado mainstream após o anúncio da mudança do Facebook para Meta. Na publicação a DappRadar explora algumas das possibilidades do metaverso, na qual o define como sendo “um ambiente paralelo virtual e de realidade aumentada que expande além do mundo físico”. Um dos conceitos trazidos no relatório é o The Blockchain-based Metaverse, que empodera indivíduos por meio dos benefícios das tecnologias de blockchain e NFTs devido a sua capacidade de oferecer aos seus detentores direitos de propriedade sobre um ativo digital - especialmente na troca de terrenos / imóveis virtuais, algo que já vem sendo praticado e explorado por usuários em projetos como The Sandbox e Descentraland.
Universidades incluindo Berkeley, MIT, Harvard, e Oxford formam DAO para promover inovações em cripto. A BitDAO - uma das maiores organizações autônomas descentralizadas (DAOs) que visa apoiar a descentralização de economias - anunciou a criação da EduDAO junto com um parceiro, e com a participação de oito universidades incluindo a Universidade de Berkeley, MIT, Harvard e Oxford. O principal objetivo da EduDAO será financiar projetos, pesquisa acadêmicas e desenvolvimento de produtos em tecnologia de blockchain. O financiamento de $33 milhões em capital inicial será realizado pela BitDAO que pretende ainda alocar $11 milhões a cada ano. Segundo Roman Ugarte e Virat Talwar, co-presidentes do Harvard Blockchain Club "Colocar o poder do financiamento e da distribuição de informações nas mãos de um grupo descentralizado de alunos, professores e ex-alunos é um passo revolucionário para instituições como Harvard".
NFTs
Co-founder do Twitch vai lançar marketplace de NFTs com foco em gaming baseado em Solana. Em uma postagem recente no Medium, Justin Kan (Co-founder do Twitch, gigante de streaming de jogos), disse que a ideia do marketplace denominado Fractal é "ser uma plataforma aberta para a livre troca de bens digitais”. Inicialmente, o foco está em permitir transações no mercado primário, no qual as empresas de gaming podem lançar novos produtos para os fãs, bem como no mercado secundário onde os usuários podem vender seus NFTs uns aos outros (peer-to-peer). Para isso, a equipe da Fractal escolheu basear sua tecnologia na blockchain Solana, pois segundo Kan, o baixo custo e a alta velocidade das transações é algo bastante atraente para os criadores de jogos que desejam ter um grande número de ativos no jogo.
Nike compra RTFKT, startup de NFTs focada em itens colecionáveis. Segundo John Donahoe (CEO da Nike) a aquisição é mais um passo que acelera a transformação digital da Nike e que permite a empresa "servir atletas e criadores na interseção de esporte, criatividade, jogos e cultura”. Conforme nota recentemente divulgada, a Nike pretende avançar ainda mais no metaverso, e espera aproveitar o conhecimento do novo time para permitir experiências e oferecer produtos digitais exclusivos para seus consumidores. Os valores da transação não foram divulgados, mas a startup havia arrecadado $8 milhões em uma rodada de financiamento inicial em maio, com uma avaliação de $33,3 milhões.
FTX US assina acordo de NFTs com o Golden State Warriors. A cripto exchange FTX US anunciou que firmou um contrato com o time de basquete baseado em São Francisco, Califórnia. Com o acordo, os Warriors pretendem lançar NFTs no marketplace da FTX US no início de 2022 - que segundo um comunicado incluirá itens colecionáveis dos seis anéis conquistados da NBA e dez canhotos de ingressos comemorativos. A FTX US dá agora mais um passo para se expandir no mercado de esportes e entretenimento. Em novembro, a empresa já havia assinado um acordo com o time de basquete da Universidade de Kentucky com o objetivo de permitir que os jogadores criem e vendam seus próprios NFTs.
Como os NFTs podem mudar uma indústria musical altamente centralizada. De acordo com um relatório da Audius, a indústria da música gera cerca de $42 bilhões em receita anual e menos de 12% desse valor vai para os artistas. Além disso, os dados mostram que cerca de 90% dos streams em plataformas como Spotify e Apple Music vem dos principais artistas (apenas 1% do total) - ou seja, a maioria recebe frações de centavos por stream. A Audius vem buscando mudar esse sistema, passando a empoderar os artistas através de um serviço de streaming de música peer-to-peer utilizando NFTs, que permite aos usuários fazer upload de suas próprias músicas e monetizar por meio de tokens em vez de royalties. Atualmente, a monetização na plataforma vem principalmente de trending tracks por meio de seu token AUDIO. No entanto, Austin Virts (Head de Marketing) disse que um grande foco no avanço da empresa é encontrar maneiras de aumentar as estratégias de monetização. Será que veremos esse mercado virar nos próximos anos? A ver…
OBS: Nomes como Steve Aoki, Katy Perry, The Chainsmokers, entre outros, são investidores da plataforma.
Shopify possibilita a venda de NFTs em sua plataforma de e-commerce. Tobias Lütke, fundador e CEO do Shopify, comunicou no Twitter que agora é possível vender NFTs diretamente da plataforma do Shopify. O time da NBA Chicago Bulls lançou a sua primeira coleção de NFTs com a loja online do Shopify e obteve a venda completa do seu estoque em apenas 90 segundos. Para os compradores é possível pagar de várias formas, entre elas cripto, cartão de débito ou crédito. Por enquanto a funcionalidade está em beta e disponível apenas para lojas “plus merchants” dos EUA.
Esperamos que tenham gostado dessa edição, e até a próxima!
Luis e Pedro,