Mercado de cripto cai de forma significativa / Visa anuncia consultoria com foco em cripto / Meta lança cripto wallet no WhatsApp / Ubisoft anuncia uso de NFTs em jogos
Edição Semanal
GM Rabbits -
Antes de mais nada, passando aqui para desejar uma ótima sexta-feira para essa comunidade de 🐰 que já tem 160+ entusiastas! Estamos muito felizes de contar com vocês nessa jornada.
Se você acabou de chegar, recomendamos que você comece com essas edições:
Na edição de hoje 🥕:
Cripto
O mercado de cripto cai de forma significativa depois de $1,97 bilhão em longs de Bitcoin serem liquidados. El Salvador segue comprando a criptomoeda durante a queda.
Andreessen Horowitz (a16z) lidera round de $36 milhões em startup de infraestrutura de cripto.
BTG Pactual lança fundo multimercado com foco em Ethereum.
Executivos de cripto testemunham perante legisladores nos EUA que refletem sobre uma maior regulamentação do mercado.
Tesoureiro federal australiano apresentará plano de reforma que legaliza Bitcoin e cripto.
DeFi
O crescimento mensal de usuários de Solana é aproximadamente igual ao da Ethereum em outubro de 2020.
Visa anuncia novo serviço de consultoria com foco em cripto.
Meta lança cripto wallet “Novi” no WhatsApp.
NFTs
Chainalysis divulga relatório do mercado de NFTs em 2021.
Ubisoft anuncia uso de NFTs em jogos por meio de uma nova plataforma.
Cripto
O mercado de cripto caiu de forma significativa depois que mais de $1,97 bilhão em longs de Bitcoin foram liquidados, e foi seguido por um crash também em outras altcoins. Além disso, a nova variante que causou um susto no mercado de ações parece ter impactado também o mercado das criptomoedas. Apesar da recente queda no preço do Bitcoin, El Salvador seguiu comprando a criptomoeda (“buy the dip!”). O país chega agora a reserva de 1270 BTC, que equivale aproxidamente a $60,3 milhões. Em outubro deste ano, o presidente já havia anunciado a compra de 420 Bitcoins durante uma queda temporária do mercado.
BTC/USD preço de mercado. Fonte: TradingView
Andreessen Horowitz (a16z), firma de venture capital, lidera round de $36 milhões em startup Mysten Labs. Mysten é uma startup de infraestrutura para cripto, fundada por engenheiros que faziam parte da divisão de pesquisa e desenvolvimento de criptografia do Facebook (Ou Meta? 😜). Na postagem do anúncio, a a16z afirmou que investiu na empresa por conta de sua capacidade de acelerar o desenvolvimento e adoção de serviços no ecossistema. A Mysten é mais uma que está atuando para habilitar a escala desse mercado a partir de serviços de infraestrutura. Pelo jeito, esse é um mercado que os investidores estão de olho. Afinal, em nossa edição da semana passada comentamos que a Coinbase também está planejando atuar de forma a permitir que mais produtos sejam concebidos através desse tipo de serviço.
BTG Pactual anuncia novo fundo multimercado com foco em Ethereum. Depois de anunciar fundos de investimento em Bitcoin, o novo fundo denominado “BTG Pactual Reference Ethereum 20” dá a possibilidade de investir na segunda criptomoeda com maior valor de mercado. O fundo possui 20% de exposição à ETH, a criptomoeda nativa da rede Ethereum, e 80% à renda fixa. Exige um investimento mínimo de 100 reais ($ 17,74) e uma taxa de administração anual de 0,5%. Segundo André Portilho (Sócio e Head de Digital Assets), democratizar o acesso ao mercado de criptoativos tem sido um dos objetivos da empresa na criação desses produtos.
Executivos de cripto testemunham perante legisladores nos EUA que refletem sobre uma maior regulamentação do mercado. Esta foi a primeira vez que líderes seniores da indústria de cripto puderam explicar seus negócios e discutir caminhos regulatórios com membros do Congresso dos EUA. Alguns representantes forneceram críticas sofisticadas e análises de como as criptomoedas se encaixam na legislação existente ou como os EUA podem exigir novas estruturas regulatórias. Em resumo, o principal ponto trazido pelos executivos tenta estabelecer uma nova estrutura regulatória, tendo em vista que o sistema existente não funciona de forma eficaz para as redes abertas e descentralizadas. Vocês podem encontrar o link para evento completo aqui.
Tesoureiro federal australiano apresentará plano de reforma que legaliza Bitcoin e cripto. "A Austrália tem a oportunidade de estar entre os principais países do mundo no aproveitamento dessa nova tecnologia", disse Josh Frydenberg. No início do próximo ano, Frydenberg planeja iniciar negociações sobre uma estrutura de licenciamento para trocas entre moedas digitais que regulará a compra e venda desses ativos, além de um regime regulatório de custódia para empresas que detêm criptoativos em nome dos seus consumidores.
DeFi
O crescimento mensal de usuários de Solana é aproximadamente igual ao da Ethereum em outubro de 2020, indica relatório da Grayscale. Em uma comparação analisando o número de usuários ativos nas duas principais wallets de cada blockchain, a Solana, uma competidora da Ethereum, viu seu número de usuários disparar (+500%) entre os meses de agosto a outubro de 2021. Se a Solana seguir a mesma tendência de MAU (monthly active users) da Ethereum, deverá ainda aumentar sua base de usuários em 770% até agosto de 2022.
# de usuários ativos em wallets da Ethereum x Solana. Fonte: Grayscale
Visa anuncia novo serviço de consultoria com foco em cripto. Em anúncio recente, a empresa disse que pretende oferecer consultoria a instituições financeiras, varejistas, e outras empresas, que vão desde a implementação de produtos a exploração de tokens não fungíveis (NFTs), ao desenvolvimento de wallets para moedas digitais do banco central dos EUA. Em um estudo também recente, a empresa disse que “40% dos proprietários de criptoativos relataram que provavelmente trocariam seu banco principal por um que oferecesse produtos relacionados à cripto nos próximos 12 meses”. A Visa é mais uma grande empresa do setor de pagamentos a anunciar mudanças para entrar nesse mercado, a Mastercard e o PayPal, já haviam comunicado novas possibilidades aos seus consumidores.
Meta lança cripto wallet Novi no WhatsApp. Em um tweet do vice-presidente de produto da empresa, Stephane Kasriel, a Novi, uma cripto wallet da Meta (ex Facebook), visa possibilitar aos usuários enviar e receber dinheiro via o WhatsApp . Essa integração com o aplicativo de mensagens ocorre seis semanas depois que a empresa havia lançado um piloto da carteira. O serviço está inicialmente disponível apenas para um número limitado de usuários nos Estados Unidos. Será que logo veremos o serviço chegando ao Brasil? Afinal, sabemos o quanto o aplicativo é popular entre os usuários brasileiros. Nos resta acompanhar os próximos passos…
NFTs
A Chainalysis, uma empresa de análise do mercado de cripto, divulgou o seu NFT Market Report 2021. O relatório agrega dados de mercado e transações realizadas em marketplaces de NFTs da rede Ethereum. De acordo com a empresa, os investidores que compram NFTs na data do mint têm apenas 29% de chance de obter lucro. Além disso, os top 30% dos endereços (addresses) do OpenSea, um dos principais marketplaces de NFTs por volume de transações, respondem pelos ganhos realizados nas revendas de NFTs - ou seja, os demais 70% perderam dinheiro após a primeira compra. Sobre as coleções, CryptoPunks foi a maior coleção de NFT por volume de transações, totalizando mais de $3 bilhões. Já a Mutant Ape Yacht Club foi a maior por volume de transações em uma única semana, contabilizando mais de $400 milhões no final de agosto.
Coleções de NFTs por volume de transações. Fonte: Chainalysis
A Ubisoft anunciou o uso de NFTs em jogos por meio de uma nova plataforma. Com o anúncio, a Ubisoft se torna a primeira grande empresa de gaming a entrar no mundo dos tokens não fungíveis (NFTs). No lançamento ocorrido nessa terça-feira, a empresa lançou a versão beta da plataforma chamada Ubisoft Quartz, que utiliza a tecnologia da blockchain Tezos. Denominados de “dígitos” os NFTs permitem aos usuários adquirir itens que podem ser usados no jogo, como uma arma, roupa ou veículo. É um movimento interessante (e otimista?) para fans da empresa e entusiastas do mercado de cripto, especialmente após a Valve, empresa por trás da popular plataforma de distribuição de games Steam, ter banido o uso de NFTs em outubro deste ano.
Esperamos que tenham gostado dessa edição, e até a próxima!
Luis e Pedro
Gente, excelente!!! Parabéns pelo trabalho e aguardando novas edições.
Ótimo conteúdo galera. Esperando pelas próximas edições !